Hipermercados de Goiás reúnem consumidores em oficinas gastronômicas de carne suína

 

Hipermercados de Goiás reúnem consumidores em oficinas gastronômicas de carne suína

 

Começou em novembro mais uma ação do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) que irá movimentar os hipermercados e supermercados de Goiânia e região pelo segundo ano consecutivo. De 08 de novembro a 17 de dezembro, 11 redes receberão renomados chefs da gastronomia goiana preparando ao vivo pratos à base de carne suína na Oficina Gastronômica de Carne Suína. O lançamento aconteceu no supermercado Rede Store, em Goiânia, e contou com cerca de 70 pessoas entre representantes das entidades parceiras e consumidores, que puderam provar as receitas de strogonoff de carne suína à Moda Noel e também de costelinhas natalinas com farofa cítrica, preparadas pelos experientes chefs de cozinha, Emiliana Azambuja e Humberto Marra. Elizio Campos, gerente da loja Rede Store, conta que a expectativa é que a ação não só atraia mais clientes ao supermercado, como também aumente o consumo de carne suína na rede. “Acreditamos na ação e na divulgação da carne suína e temos certeza que traremos grandes resultados”.

As “Oficinas Gastronômicas Conceituais”, atividade que reúne teoria com a aplicação de mine palestras e a prática com a preparação de receitas e degustação, são realizadas no interior das lojas ao vivo e tem como público alvo os clientes. A ação que até o momento apresentou a mais de 400 pessoas os sabores e vantagens da carne suína, reuniu no ano passado cerca de 650 consumidores. A promoção é desenvolvida pela a Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação Goiana de Supermercados (AGOS) e Sebrae/GO, coordenadas pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).

A proposta, segundo a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves, é utilizar as variedades gastronômicas que a carne suína oferece para levar conhecimento sobre sua importância para a saúde humana por meio de palestras e a preparação de receita. Presente em todas as oficinas, a nutricionista Gleiva Staciarine busca desmistificar o preconceito que as pessoas têm em relação à carne suína. “Esse produto ainda visto com indiferença por parte da população, mas o que poucos sabem é que nele contém nutrientes essenciais para a saúde humana”. Já as orientações sobre a tecnologia empregada na produção de suínos ficam por conta do médico-veterinário Eurípedes Laurindo Lopes, que aborda em suas palestras desde a evolução do suíno no Brasil e no mundo, com o melhoramento genético e a redução da taxa de gordura, até dados numéricos sobre o consumo do produto por pessoa, que no Brasil está em torno de 14,5 quilos por ano, enquanto em países da Europa o consumo chega a mais de 40 quilos por pessoa.

“É um exemplo para levarmos a todos os estados do PNDS”, diz a coordenadora nacional do Projeto, Lívia Machado. “O conceito de levar às donas de casa a praticidade, formato e conveniência da carne suína ressaltando sua saudabilidade no ponto de venda inserido em seu cotidiano é uma oportunidade de conquista de espaço na cesta dos consumidores”, completa.

Para Antônio Talone Neto, gestor do projeto de Suinocultura do Sebrae em Goiás, as oficinas gastronômicas, além de falarem sobre os principais benefícios da proteína, ensinam receitas baratas e sofisticadas, como os cardápios especiais para as festas do final de ano. Entre as receitas estarão risoto de lombo suíno, kaftas suínas à moda dos chefs, quiche suíno surreal, joelho de porco à moda alemã e fricassé de lombo suíno brejeiro. O projeto será encerrado no dia 17 de dezembro com a realização de uma oficina em parceria com Associação de Donas de Casa para cerca de 350 mulheres.



Fonte: ABCS
Publicado em 01 de dezembro de 2011

 

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3961-9333
Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital