Maria Clavijo detalha impactos da restrição a antibióticos nos EUA

Maria Clavijo detalha impactos da restrição a antibióticos nos EUA

Pesquisadora palestra no Painel 1 do XVII SNDS, na quinta-feira, dia 29, às 11h

As exigências do consumidor e da legislação na produção de suínos são elementos determinantes para as tendências do mercado no Brasil e em todo o planeta e merecem constante atenção dos produtores.

A Dra. Maria José Clavijo, professora e pesquisadora da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, vai detalhar as recentes restrições na produção americana na palestra “Antibióticos: uma era de exigências e adaptações” durante o XVII Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), que ocorre entre 28 a 30 de junho, no Tauá Hotel Atibaia.

A 17° edição do SNDS é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS) e apoio do Sebrae Nacional.

A especialista explica que as novas regras de restrição ao uso de antibióticos nos Estados Unidos foram consolidadas há cerca de quatro meses e geraram uma série de adaptações. “A produção e a indústria estão se preparando para estas mudanças e assim atender o mercado”.

A veterinária esclarece que não ocorreram grandes impactos negativos, ainda que seja cedo para ter certeza. “Muitos sistemas tiveram que substituir ou eliminar determinados antibióticos via ração, com aparente aumento do uso de injetáveis ou via água”, comenta Clavijo.

Outra consequência indireta foi o aprimoramento do uso de softwares para controle, bem como do manejo nas plantas, em todas as fases da produção. “Os produtores tiveram que evoluir rapidamente em tópicos como a maneira mais eficiente de medicar seus plantéis, estratégias de biosseguridade e eliminação de enfermidades”, acrescenta.

A pesquisadora informou ainda que, apesar de o mercado para produtos livres de antibiótico ainda representar apenas 3,8% do total nos Estados Unidos, trata-se de um nicho que vem crescendo rapidamente (32% em 2015) e a estimativa é que chegue a 20% da produção nos próximos anos.

Inscrições abertas

Restam poucas vagas para o principal evento de lideranças da suinocultura. Para garantir sua inscrição, entre em contato com a sede da ABCS em Brasília pelo telefone (61) 3030-3200 ou pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para mais informações de programação, pacotes promocionais, acesse o site: www.snds.com.br

Serviços

XVII SNDS - Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura

Data: 28 a 30 de junho

Local: Tauá Hotel Atibaia – Atibaia-SP

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas