PECNordeste 2017 aposta no potencial gastronômico da carne suína

PECNordeste 2017 aposta no potencial gastronômico da carne suína

Evento contou com a Vitrine da Carne Suína e dos Sabores Nordestinos que foi palco de ações de marketing da proteína


A carne suína foi um dos destaques do XXI Seminário Nordestino da Pecuária (PECNordeste 2017), realizado de 06 a 08 de julho, em Fortaleza-CE. Oficina gastronômica e curso de cortes fizeram parte das ações promovidas pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Associação dos Suinocultores do Ceará (Asce), o Frigorífico Guaiuba e o Sebrae .

Segundo o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a realização de ações como estas no PECNordeste é fundamental para incentivar  o consumo da carne suína em um mercado ainda restrito como o da região Nordeste. “É muito importante a nossa participação em um evento desse porte em Fortaleza, porque assim chegamos até um público que ainda tem poucas informações sobre o sabor, a versatilidade e vantagens da carne suína”.

O presidente da ASCE, Paulo Helder Braga, explica que as ações de marketing realizadas no PECNordeste é uma forma de valorizar os produtores de suínos da região. “Tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho realizados pela ABCS e ASCE em prol da cadeia suinícola. Não tenho dúvida que as atividades realizadas no evento deverão aumentar o consumo da carne suína no Nordeste, situação que gera benefícios a toda cadeia produtiva, além de ser uma oportunidade de mostrar como é importante o trabalho realizado pela ABCS com as suas afiliadas nos estados brasileiros”, explica o presidente da ASCE.

 

Ações de Marketing PECNordeste 2017

Nesta sexta-feira (07), a chef Raquel Novais – 3ª colocada no MasterChef Brasil 2016 - ministrou a Oficina Gastronômica de Carne Suína na Vitrine da Carne Suína e dos Sabores Nordestinos. A ação contou com mais de 145 participantes e teve como objetivo destacar o alto valor nutricional e versatilidade da proteína suína. A Chef Raquel explica que o evento realizado no PECNordeste é uma forma de apresentar novas formas de preparo e assim incentivar o consumo.

“Quando mostramos os benefícios da proteína, como saudabilidade, praticidade, sabor e o custo benefício, ela chama atenção das pessoas. Cada vez que levamos essas informações atingimos diversas públicos e consequentemente é uma forma de fazer com que a proteína chegue com mais frequência na casa dos brasileiros”. Novais lembra ainda que a carne suína está arraigada na gastronomia do país. “Usar cortes suínos na cozinha é mexermos no sensorial, no emocional de cada um, pois eles estão relacionados às tradições regionais e familiares”, destacou a chef.

Raquel Novais preparou o tradicional arroz com pernil com auxílio do chef André Rabelo, que foi aprovado pelos participantes do evento. O gastrônomo, João Victor presenciou a ação e explicou que a oficina gastronômica trouxe informações sobre a proteína antes desconhecidas. “Carne suína tem qualidade, é saborosa e é segura para consumo, além de ser muito nutritiva. Aprendi que posso inseri-la com mais frequência no meu dia a dia”, afirmou.

Com intuito de levar informações técnicas, o consultor da ABCS Daniel Furtado ministrou o curso de cortes suínos que contou com a presença de 82 participantes. A ação teve como objetivo ensinar a melhor forma de aproveitar a carcaça do animal e extrair mais de 40 opções de cortes suínos. Na oportunidade, o diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá, explicou a sobre a segurança da produção suinícola nas granjas do país e a evolução da suinocultura.

Boteco Suíno

Durante os dias do evento, a ASCE recebeu os participantes no Boteco Sabor Suíno para a degustação de pratos feitos a base da proteína. Quem visitou o estande também recebeu materiais informativos sobre a saudabilidade da carne suína. O governador do CE, Camilo Santana – foi uma das autoridades que passou pelo local e aproveitou para experimentar a costelinha suína ao molho barbecue rústico e a copa lombo grelhada ao molho de vinagrete de ervas.

PECNordeste 2017

Com ampla programação técnico-científica de capacitação, o PECNordeste recebe a cada edição um público seleto de produtores, estudantes e profissionais do agronegócio interessados na realização de negócios e em ampliar seus conhecimentos. O Seminário é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará(FAEC), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (SENAR/CE), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará  (SEBRAE)  e pelos Sindicatos dos Produtores Rurais.

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas