Itu recebe curso prático de cortes de carne suína e é sucesso de público

Itu recebe curso prático de cortes de carne suína e é sucesso de público

Ação é uma realização da ABCS em parceria com APCS e Gessulli Agribusiness

Mais de 130 participantes entre líderes de açougue, profissionais do varejo, restaurantes, frigoríficos, produtores de suínos e estudantes de gastronomia de Itu e região participaram do Curso Prático de Cortes de Carne Suína. A ação foi realizada nessa terça-feira (08) e organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e Gessulli Agribusiness e contou com apoio do Sebrae Nacional e da Prefeitura de Itu. 

A capacitação foi iniciada com a palestra Conhecendo o Mundo da Suinocultura, realizada pelo diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá, na qual ele explicou sobre a qualidade da produção suinícola nas granjas brasileiras e a segurança da carne produzida. O executivo garante que trazer subsídio aos participantes é uma forma de multiplicar informações sobre os benefícios da carne suína. “A ação busca sensibilizar o público que certamente irá disseminar esse conteúdo para os seus familiares e também no ambiente profissional”.

Já a parte prática foi ministrada por um especialista em cortes, o consultor Marcos Bisinella, que é formado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos/Centro de Tecnologia de Carnes (ITAL/CTC). O palestrante mostrou aos participantes como otimizar a carcaça suína, com a retirada de mais de 40 opções de cortes suínos e também falou sobre o manuseio correto da proteína. “O profissional aprende a melhorar a margem de lucro, e diminuir o desperdício da carcaça”.

A diretora da Gessulli Agribusiness, empresa parceira da ação, Andrea Gessulli, explicou que esse tipo de capacitação agrega valor à carne suína. “A valorização da proteína por meio da diversidade de cortes e a forma de apresentá-la ao consumidor são fatores importantíssimos para incrementar o consumo da proteína”, frisou a diretora.

O presidente da APCS, entidade responsável da ação no estado, Valdomiro Ferreira, contou que a quantidade de participantes no Curso Prático de Cortes de Carne Suína demonstra o potencial da proteína entre os açougues, supermercados e consumidores da cidade de Itu. “A abundância e a diversificação de profissionais que participaram da ação comprovaram que cada vez mais estão surgindo pessoas interessadas em adquirir conhecimento sobre a carne suína”.

A participante Geovana Martins, que é formada em gastronomia e busca se qualificar cada vez mais se surpreendeu com o treinamento. “Estou impressionada com a quantidade e qualidade das informações adquiridas sobre suínos. O treinamento foi esclarecedor e tenho certeza que esse aprendizado vai me qualificar ainda mais para o mercado profissional”.

Já o participante Agnaldo Teixeira, que é proprietário de açougue em Itu, conta que ação trouxe muitas novidades que ele levará para o seu negócio. “Aprendi uma grande diversidade de cortes suínos, inclusive de opções nobres como o mignon. Vou investir mais nessa proteína, que tem um excelente custo-benefício e pode me proporcionar uma margem de lucro ainda maior ”.

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu foi um dos parceiros da ação e responsável pela arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados para instituições carentes. A presidente do Fundo e também primeira dama do município, Patrícia Gazzola, participou da abertura do evento e agradeceu as arrecadações. Gazzola explicou que ações como essa trazem benfeitorias a todos os envolvidos, gerando conhecimento, capacitação e ainda auxiliando a população carente.

Fonte ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas