ABCS confirma presença no “Prospera Agro” do Sebrae Nacional

ABCS confirma presença no “Prospera Agro” do Sebrae Nacional

Evento realizado no próximo dia 27 em Brasília (DF) será em comemoração ao Dia do Produtor Rural e do Agricultor

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) participará no próximo dia 27 de julho do Prospera Agro, evento realizado pelo Sebrae Nacional, em Brasília (DF), que reunirá especialistas em diversos segmentos do agronegócio para debater sobre a importância dos pequenos negócios rurais para a economia do país. A programação comemora o Dia do Produtor Rural (25) e do Agricultor (28). Durante o evento, as duas instituições celebrarão o convênio de cooperação técnica e financeira Integrasui, assinado em abril deste ano. Na oportunidade, também serão firmadas parcerias do Sebrae com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O Sebrae, que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo, vê grande potencial de trabalho no campo. “O Brasil é reconhecido como celeiro do mundo graças às suas características territoriais e à grande base produtiva, composta por mais de cinco milhões de unidades. Nesse contexto, as pequenas propriedades rurais têm um papel fundamental na garantia da segurança alimentar da população, na geração de emprego e no fortalecimento da economia brasileira”, explica a diretora técnica e presidente em exercício, Heloisa Menezes.

Durante o Prospera Agro, as duas instituições celebrarão o convênio Integrasui, que visa aprimorar a gestão da cadeia de valor da suinocultura brasileira, através da integração de todos os seus elos para o compartilhamento de objetivos comuns, identificando as lacunas existentes e transformando-as em resultados que fomentem o empreendedorismo e aumentem a competitividade dos produtores de suínos do Brasil.

Parceiros desde 2009, a ABCS e o Sebrae finalizaram em 2017 o convênio Innovasui que teve como meta contribuir para a inovação e estruturação da cadeia de valor da suinocultura, por meio da gestão do conhecimento e da inter-relação entre os segmentos da atividade visando a sustentabilidade dos produtores de suínos brasileiros.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, destaca a importância da parceria para alavancar o consumo da proteína no Brasil, dar suporte e ofertar instrumentos de gestão e empreendedorismo a todos os componentes da cadeia. “A suinocultura tem um potencial enorme de crescimento no nosso país. Nós ficamos felizes de poder contar com o apoio de uma instituição como o Sebrae, que acredita no trabalho dos produtores e investe para que possamos alcançar patamares mais elevados. Com certeza, isso é um diferencial que nos ajuda a seguir mais confiantes”.

Mais convênios

Os convênios de cooperação técnica e financeira que serão assinados com a Embrapa estão voltados para as seguintes temáticas: “Inteligência Estratégica para Pequenos Negócios Rurais: Agregação de Valor e Tecnologia”; “Aquicultura com Tecnologia e Sustentabilidade – Aquitech”; “Mapa de Oportunidades de Apoio à Valorização de Produtos Agroalimentares”; e “Agroecologia e Produção Orgânica -  Conhecimentos e Tecnologias para Sistemas Produtivos mais Sustentáveis”, sendo que os três últimos também contam com a parceria da Fundação Eliseu Alves – FEA.

Já na cadeia vitivinícola, onde o Sebrae atua há mais de duas décadas, será celebrado um convênio que visa auxiliar na percepção positiva de qualidade e fortalecer o processo comercial do vinho brasileiro no mercado interno. No âmbito do projeto, serão realizadas diversas ações, entre elas o Qualidade na Taça – que irá qualificar o trade; promoção dos vinhos brasileiros em feiras, eventos, concursos, entre outros; consolidação do Programa Alimento Seguro (PAS) Uva para Processamento; sensibilização e qualificação para o Simples Nacional; e promoção das indicações geográficas de vinhos do Brasil.

Após a assinatura dos convênios, o “Prospera Agro” receberá a palestra magna “Papel dos Pequenos Negócios Rurais em um País Considerado o Celeiro de Alimentos do Mundo”, com presidente da Embrapa, Maurício Lopes. Os painéis “Biodiversidade, Produção Orgânica e Mercados de Nicho” e “Regulamentação de Leis que Impactam os Pequenos Negócios Rurais” também movimentarão o dia. Ainda será, em parceria com o SENAR, realizada uma homenagem aos produtores rurais com a presença do Daniel Carrara, diretor geral da instituição. O evento será realizado na sede do Sebrae, em Brasília.

Para conferir a programação completa, acesse: http://prosperaagro.com.br/

O evento será transmitido ao vivo pelo endereço: videoteca.sebrae.com.br

Fonte: ABCS com informações do Sebrae Nacional

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas