ABCS leva seminário inédito de mercado futuro de grãos para a PorkExpo 2018

Ação será realizada no dia 26 de setembro e foca em uma necessidade atual do produtor de suínos

O momento econômico brasileiro tem impactado de forma direta na rentabilidade dos suinocultores. Com um cenário mais competitivo e instável, o mercado de grãos influencia diretamente na atividade por corresponder a 70% dos custos de produção. Atenta a este horizonte desafiador, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e em parceria com a Safewayagro e o Sistema Sebrae, traz para a PorkExpo 2018, no dia 26 de setembro, às 11h, o seminário gratuito “Nova dinâmica do mercado de grãos e o desafio da sustentabilidade econômica da suinocultura”, com o engenheiro agrônomo e doutor em economia aplicada pela ESALQ/USP, especialista em agronegócio brasileiro, Alexandre Mendonça de Barros.

A ação tem como objetivo sensibilizar produtores, gestores e profissionais, envolvidos diretamente na produção, sobre a importância de se atuar de forma efetiva no mercado futuro de grãos e despertar nesses profissionais a necessidade de estabelecer rotinas de gestão que, através da busca constante de informações e do uso de ferramentas de mercado, permitam eficácia na tomada de decisões relacionadas a aquisição de insumos.

O custo de produção é, hoje, uma das principais preocupações do produtor e determinante para a sustentabilidade econômica da atividade. Na prática, o suinocultor tem muito pouca margem de manobra para definir o preço de venda do seu produto, pois o sistema de produção intensivo não permite retenção de animais na granja por muito tempo, nem há dispositivos no mercado spot que garantam um preço mínimo. Assim, reside na redução dos custos a grande oportunidade de ganho que pode determinar até mesmo a permanência na atividade.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, comenta que a PorkExpo, por ser um evento que reúne grande público da cadeia, é propício para essa discussão entre os produtores para que eles possam se preparar para este novo momento do mercado de grãos. “O protagonismo cada vez maior do Brasil como exportador de milho e complexo de soja, melhorias na logística para este fim, além de mudanças no perfil do plantio e uma atuação mais profissional do produtor de cereais, operaram uma mudança drástica na dinâmica do mercado de grãos, que demanda uma atenção maior do suinocultor a este elo da cadeia”, afirma.

Marcelo também frisa a necessidade do suinocultor de se preparar para este desafio com mais informação, capital de giro e o uso de ferramentas de mercado futuro que possam mitigar riscos e garantir o abastecimento regular de insumos a preços competitivos durante todo o ano.

O evento também será palco de uma ação especial do Escolha Mais Carne Suína, na qual serão lançados novos vídeos e fotos de receitas, seguida de confraternização com a proteína mais consumida do mundo. A participação neste evento será gratuita e as inscrições serão realizadas no local com a equipe da ABCS.

Sobre a PorkExpo

A PorkExpo 2018 e IX Congresso Internacional de Suinocultura, o maior evento da suinocultura mundial, será realizado entre 26 e 27 de setembro, no Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR). Em sua 9ª edição, o evento abordará o tema “A carne do amanhã. Essa missão é nossa! ”, com uma programação diversificada e temas considerados pilares do futuro da suinocultura: Economia e Mercado, Qualidade de Produção da Carne Suína, Inovação, Tecnologia e Produtividade e Gestão e Manejo.

Um dos destaques desta edição é a realização do painel Pork Of Tomorrow, no dia 26, que contará com a presença de importantes nomes da suinocultura brasileira, como: Valdecir Folador (ACSURS), Valdomiro Ferreira (APCS), Marcelo Lopes (ABCS), Losivanio Lorenzi (ACCS), Fernando Araújo (ASSUVAP), entre outros, em um debate sobre as tecnologias do futuro para os próximos 10 anos.

Confira o convite:

 

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas