DFSuin inova e realiza 9ª edição do festival Sabor Suíno com foco em gastronomia de boteco

Evento se juntou ao tradicional festival Bar em Bar e surpreenderá os consumidores brasilienses com opções de petiscos com carne suína

A Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin) e a Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel-DF) vão reunir, neste ano, os Festivais Sabor Suíno e Bar em Bar para promover a gastronomia de bar e o consumo de carne suína em bares e restaurantes locais que oferecem comidas típicas de boteco.  O evento tem como temática "Viva a melhor porção da vida" e acontecerá entre os dias 15 de novembro e 02 de dezembro com 27 bares e restaurantes da capital federal. A realização do Festival conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e do Sebrae DF.

Em 18 dias de festival, 14 casas participantes terão no cardápio uma opção com a proteína mais consumida do mundo no rol de receitas oferecidas. Os estabelecimentos que integram o projeto vão comercializar petiscos exclusivos a preço promocional de R$ 30, que servem de uma a quatro pessoas.

O lançamento do festival aconteceu nesta terça-feira (06), em Brasília, no restaurante Carpe Diem para jornalistas, parceiros, representantes das entidades do setor varejistas e suinícola, patrocinadores e formadores de opinião.

"Pela quarta vez, desde que criamos o Sabor Suíno, nós trabalhamos junto com a Abrasel na promoção da proteína. Nós seguimos o sucesso do Festival Bar em Bar que, com o mesmo empenho, trabalha para valorizar o segmento de bares e restaurantes no Distrito Federal. E como toda ação que a Associação promove, este é mais um esforço para colocar a carne suína no gosto do consumidor", afirma o presidente do DFSuin, Ivo Jacó Souza.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, elogiou a iniciativa da DFSuin e reforçou a importância da realização de um evento voltado para os consumidores brasilienses conhecerem a versatilidade da carne suína, que nesta edição se apresenta como protagonista de petiscos. “A entidade mais uma vez promove uma ação de sucesso em prol da suinocultura local. O festival vai incentivar o consumo da proteína, que é versátil, saborosa e certamente uma ótima pedida na hora de se reunir com os amigos para um happy-hour”, destaca.

O gerente da unidade de Atendimento Personalizado do Sebrae DF, Ari Ferreira, fala sobre o sucesso da ação e a expansão do projeto que hoje conecta o varejo e o setor suinícola local. “Nós do Sebrae e da DFSuin acreditamos, desde o início, há nove anos, que poderíamos levar a qualidade da carne suína para as cozinhas dos bares e restaurantes de Brasília. Apostamos nesse projeto que hoje é um sucesso e um retorno direto para a promoção da proteína na gastronomia. Com um trabalho conjunto, o Sebrae trabalha com as demais entidades do setor para elevar o consumo do produto suíno que é versátil e saboroso”, pontua.

Promovido pela DFSuin, o Sabor Suíno, que está em sua 9º edição, tem como objetivo divulgar as vantagens e sabores da carne suína nos restaurantes e bares da capital, ampliando o acesso dos consumidores à proteína e a sua presença nos cardápios dos estabelecimentos.

Já o Bar em Bar, em 12 anos de história, promove a valorização dos estabelecimentos do segmento em Brasília. Juntos, os festivais vão levar aos consumidores brasilienses toda a tradição da comida de boteco.

 

Concurso do os Melhores do Festival

Durante a vigência do Festival, os bares e os restaurantes participarão do concurso que vai avaliar os estabelecimentos em sete categorias: melhor ambiente, melhor atendimento, garçom destaque, melhor bartender e melhor drink, melhor Chopp ou cerveja mais gelada, melhor petisco e o melhor petisco suíno. Os vencedores serão anunciados no evento de encerramento que acontece no dia 02 de dezembro.

Lista de bares e restaurantes

Veja abaixo a lista de bares e restaurantes participantes que oferecem carne suína (Preço fixo: R$ 30).

 

Bar Brasília

Amigos do Bar (serve 2 pessoas): croquete de linguiça artesanal de Formiga (MG), tocha de picadinho de filé mignon e chips de banana da terra.

Endereço: SHC/SUL CR Quadra 506 Bloco A loja 15 – Asa Sul

 

BSB Grill Asa Sul / Asa Norte

Almondegas suínas (serve 2 pessoas): copa lombo suíno, em um blend com bacon artesanal defumado de forma natural, acrescido de banha suína e temperos especiais. Fritas em banha suína e conservadas em processo de cura lenta para acrescentar sabor e consistência.

Endereço: SHC/SUL QD 413 Bloco D Loja 36 – Asa Sul | SHCN DQ 304 Bloco B Loja 19 – Asa Norte

 

Carpe Diem 104 / La Cuccina Carpe Diem

Bocado de copa lombo (serve 2 pessoas): bocado de copa lombo em cama de tropeiro e vinagrete de cheiro.

Endereço: CLS 104 Bloco D Loja 01 – Asa Sul | Terraço Shopping Lojas 180 – 182 – Cruzeiro.

 

Dudu Bar Lago

Os três porquinhos (serve 2 pessoas): filé mignon suíno recheado de maçã caramelizada com açúcar mascavo, ao molho do assado com cerveja preta e bolinhas de sorvete de limão com raspas.

Endereço: QI 11 Bloco I Loja 40/46 – Lago Sul

 

Mandaka

Óink, uai (serve 2 pessoas): chapinha com picanha suína, assada na parrila e fatiada, macaxeira cozida, molho barbecue, berinjela escalivada e vinagrete.

Endereço: QSD 23 Lote 02 Loja 01 – Taguatinga Sul

 

Marruá Parrilha Bar

Junto e misturado (serve 2 pessoas): Maminha, Chorizo e Picanha suína acompanhadas de farofa crocante de pequi, molho de amora, rúcula orgânica, cebola e pimentão na parrila.

Endereço: Rua 4 Chácara 1ª Loja 10/11 – Vicente Pires

 

Miau Que Mia

Porquinho Feliz (serve 2 pessoas): dois espetinhos de picanha suína com molho barbecue com ceboletes, acompanha pães com alho.

Endereço: CLS 304 Bloco D Loja 2/6 – Asa Sul

 

Pastelaria do Beto

Por 4 (serve 4 pessoas): Quatro minis sanduiches suínos: pernil fatiado ao molho especial da casa; pernil fatiado com abacaxi caramelado; costelinha com barbecue de goiabada cascão; lombinho empanado com queijo prato e molho de tomate caseiro. O combo acompanha barbecue de goiabada cascão, maionese de pequi e molho de pimenta da casa.

Endereço: Feira dos Importados – SIA Trecho 7, nº 100 Conjunto A Loja 21/22 – SIA.

Para conhecer os outros estabelecimentos participantes, acesso ao site da Abrasel: http://www.abrasel.com.br/

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas