ABCS leva prioridades do setor suinícola para Ministra Tereza Cristina

Sanidade animal e IN 14 foram os temas principais da audiência


Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Em agenda conjunta com a diretoria da Sociedade Rural Brasileira (SRB), o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Marcelo Lopes e representantes do setor suinícola participaram de audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, na última sexta-feira (14/06), em Brasília. O tema principal da reunião foi sanidade, com o foco em Peste Suína Clássica (PSC) e Peste Suína Africana (PSA).

O presidente da ABCS explicou à ministra a importância de se investir na finalização do saneamento dos focos de PSC no Ceará e no Piauí, além de fomentar a assistência técnica aos produtores de subsistência. Ainda na reunião, Lopes sugeriu a volta da vacinação, como forma de controle, nos estados que fazem parte da zona não livre (Norte e Nordeste). “A cadeia suinícola quer o apoio da pasta para levantar recursos financeiros para resolver o problema da PSC na região do Norte e Nordeste do país. Hoje os recursos orçamentários previstos para essas ações são escassos, entretanto a iniciativa privada e o MAPA, juntos podem construir essa parceria e, assim, recrutar mais subsídios com objetivo de controlar e erradicar a doença”.

A ministra se colocou à disposição para se reunir com a cadeia suinícola e destacou a importância de o setor produtivo ter um fundo financeiro para ser usado em momentos emergenciais. “Quando se trata de sanidade é importante agir de forma rápida e estratégica para conter os focos da doença e ter um fundo privado disponível para atender a demanda”. Ainda se tratando de PSC, Tereza Cristina pediu que a cadeia que trabalhe de forma conjunta com o estado do Piauí e tenha celeridade para combater os focos que apareceram no estado.

Ainda no tema sanidade animal, o presidente Lopes explicou a ministra que a ABCS em parceria com outras instituições vão realizar diversos Workshops sobre doenças emergências e reemergentes de suínos. “Queremos capacitar os profissionais do setor, para atualizar as informações e com isso mitigar, cada vez mais, os fatores de risco de entrada de doenças”. Tereza parabenizou a iniciativa e disse que o MAPA também está atuando de forma bastante proativa, por meio de vigilância e fiscalização nos aeroportos e portos.

ABCS pede análise do pleito referente à IN 14

Após o presidente da ABCS tratar dos assuntos referentes à PSC e à PSA, Lopes solicitou à dirigente da pasta, análise quanto ás sugestões de alterações referentes à Instrução Normativa 14 de 2016, que define as normas para as fábricas próprias de ração animal que produzem o alimento com medicamentos.  Em novembro de 2018, a ABCS enviou ao MAPA o pleito, elaborado por diversas entidades, sugerindo algumas adequações de acordo com as exigências que são consideradas inaplicáveis para os suinocultores. O secretário substituto de Defesa Agropecuário (SDA) da pasta, Fernando Mendes, que também participou da audiência com a ministra, explicou que devido algumas mudanças estruturais do MAPA o pleito está em análise e por isso a SDA está priorizando a demanda.

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas