Maurício Dutra debate uso de antimicrobianos no XVIII SNDS

Palestra aborda o papel de entidades e produtores em novo contexto de novas demandas sobre o tema


O debate sobre o uso responsável dos antimicrobianos será tema da apresentação do especialista Maurício Dutra no XVIII Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), entre 1 e 2 de agosto, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Rio de Janeiro.

“Os principais tópicos são a situação mundial e nacional do uso de antimicrobianos na produção de suínos, bem como ações promotoras do uso racional dos agentes antimicrobianos pelos diferentes agentes envolvidos neste processo”, introduz Maurício que é médico veterinário com PhD em epidemiologia experimental pela Universidade de São Paulo (USP).

O especialista trabalhou na China, onde realizou assistência técnica em granjas de suínos, bem como treinamento de pessoal. Atualmente, atua como responsável por status sanitários de granjas por meio de avaliação clínica, exame laboratorial, execução e acompanhamento de programas sanitários com temas relacionados a biossegurança, vacina e uso de medicamentos.

A palestra “Resistência Antimicrobiana, o papel das entidades representativas e dos produtores no uso responsável dos agentes antimicrobianos” terá lugar na tarde de sexta-feira, dia 2, durante o Painel 3 que trata do “Agronegócio: a vocação do Brasil vive novos tempos”.

Assim, o evento organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) compartilha com os participantes os principais tópicos sobre o assunto de maneira a dar elementos para o posicionamento dos produtores quanto a novas legislações mais restritivas e demandas dos consumidores.

“Existe uma demanda crescente pela preservação dos agentes antimicrobianos para a saúde pública, em função do aumento na resistência das bactérias. A produção animal, incluindo a suinocultura, é parte importante pois o uso responsável reduz a ocorrência deste tipo de resistência”, explica.

Segundo Maurício, tratando-se de saúde pública, o entendimento sobre as formas de desenvolvimento e prevenção deste tipo de resistência tem importância e relevância para todos os suinocultores e todos envolvidos no setor.

Inscrições abertas

Realizado há mais de 35 anos, o SNDS XVIII traz em 2019 o desafio de transformar a suinocultura tradicional em um setor dinâmico e competitivo, sustentado em ciência e tecnologia, com o tema “O poder da evolução está nas novas maneiras de ver o mundo”.

Para isso, contará com palestras de especialistas de referência nacional e internacional, com uma programação diversificada em sintonia com o momento vivido pela cadeia, ampliando o debate com quatro painéis, discutindo competitividade, inovação, marketing, consumo e gestão de negócio.

Para garantir sua vaga entre em contato com a sede da ABCS, em Brasília, pelo telefone (61) 3030-3200. Todas as informações sobre o evento, como programação, localização, inscrições, valores de investimento e patrocinadores podem ser encontradas no site www.snds.com.br.

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas