O Grande Livro da Carne Suína surpreende cadeia com seu ineditismo e conteúdo

A publicação é a primeira brasileira voltada exclusivamente para a proteína e traz receitas especiais criadas por chefs renomados de todo o país


Um sabor marcante, inesquecível e de lugar cativo no gosto do brasileiro, a carne suína tem desbravado um caminho antes distante, mas que hoje já mostrou que veio para ficar: o da gastronomia. A queridinha de chefs e ingrediente fundamental para evidenciar cardápios a ponto de ganhar premiações e Estrelas Michelin, a proteína agora também é protagonista do primeiro livro de receitas brasileiro voltado exclusivamente para ela: O grande livro da carne suína: 60 receitas que modernizaram a carne de porco no Brasil.

Idealizada e lançada pela ABCS durante o XVIII SNDS, realizado no Rio de Janeiro, em agosto, a publicação conta com o apoio editorial da Prazeres da Mesa, editora e revista especializada em gastronomia, que realizou a curadoria dos chefs que participaram da elaboração das receitas com mais de 20 cortes, que contemplam diversos preparos, desde frigideira à churrasqueira, dos mais simples aos mais elaborados. As receitas fáceis de preparar, “quando o tempo para a cozinha está escasso”, as fáceis de compartilhar, “quando o momento é dedicado a aproveitar o melhor da companhia de amigos e família, e fáceis de impressionar, “quando tudo o que se quer é arrancar suspiros de admiração”. No total, são 156 páginas, contendo 60 receitas produzidas por chefes todo o Brasil.

A ideia do livro é proporcionar uma experiência diferenciada para os leitores, aguçar os sentidos e trazer novas percepções sobre a proteína. É mostrar que a carne suína tem potencial para ser protagonista no momento de escolha dos consumidores, porque é versátil, saudável e saborosa. Além de contar com diversas possibilidades de preparo, incentivando o consumidor a sair da rotina e diversificar a alimentação.

Além das receitas, o livro também conta a história da suinocultura brasileira, apresentando a sua evolução, em uma cronologia que vai até o atual contexto, com os principais métodos e tecnologias utilizados na produção. Assim, o leitor pode entender sobre a qualidade envolvida no processo, a preocupação com o bem-estar animal, a bioseguridade, a segurança alimentar e todo o cuidado e dedicação de cada elo da cadeia em uma produção responsável e comprometida para que o produto chegue à mesa do brasileiro. Outro bônus que a publicação traz é o manual com os principais cortes suínos, que inclui mais de 20 cortes, detalha as formas de preparo e dá dicas de tempero, deixando tudo mais prático e rápido.

Com história, qualidade, versatilidade, sabor e saúde, a publicação inaugura um novo capítulo na gastronomia brasileira. Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, o livro é uma soma do intenso trabalho em equipe da entidade e associados. “Esse é o resultado de décadas de investimentos em novas tecnologias e boas práticas na produção de suínos, um desenvolvimento contínuo que envolve mais de 20 mil produtores em todo o Brasil e culmina em um produto que cumpre as exigências do mercado mundial. Somado a isso, a publicação representa o atual momento da gastronomia, onde a carne suína ocupa seu lugar de merecimento por ser tão versátil, surpreendente e proporcionar experiências inesquecíveis para quem degusta. Este livro é uma celebração dessas conquistas, ele é de todos nós”, comemora o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

A visão dos chefs

A variedade de receitas presente no livro atesta as possibilidades da carne suína e traz um toque de requinte pelas mãos de chefes brasileiros renomados e conhecidos do público tanto pelo talento na cozinha quanto pelas participações em programas de TV voltados para a gastronomia, como Alex Atala, Carlos Bertolazzi, Jimmy McManis, Roberto Ravioli e também receitas de restaurantes conceituados, como Nico Cucina, Rubaiyat e Terraço Itália.

Ricardo Castilho, Diretor Editorial da revista Prazeres da Mesa, destacou a originalidade da publicação. “No livro, além dessas receitas especiais, mostramos dicas de preparo, explicamos cada corte e, claro, desvendamos porque a carne suína está cada vez mais saudável e saborosa. Trata-se de um livro imperdível para os amantes da gastronomia, uma referência para todos que fazem parte desse delicioso universo do comer bem”.

O premiado chef Rodrigo de Oliveira, responsável pelo restaurante Mocotó, localizado em São Paulo, e presente no livro com uma receita de copa-lombo, exalta a iniciativa de produzir um livro gastronômico totalmente voltado para a proteína suína e reforça a importância de se trabalhar com ela. “Do ponto de vista gastronômico, mostrar que a gente tem potencial não explorado ainda e que tem novas combinações para serem feitas, novas técnicas, novas maneiras de apresentar. Mas, também no mercado como um todo, o sistema de alimentação que a gente quer construir é muito mais saudável, muito mais diverso, muito mais justo e o suíno, ele é talvez uma das culturas mais viáveis de todos os pontos e com certeza a gente ganha mais consumindo melhor o suíno e com mais consciência”.

Distribuição

De iniciativa institucional, a publicação foi desenvolvida por meio do apoio do Sebrae e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e por isso é uma exclusividade para quem colabora. Para aqueles que desejem adquirir o livro o contato deverá ser feito por meio do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: ABCS

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas