Manual Brasileiro de Cortes Suínos

Esta seguramente é a mais emblemática entre todas as ferramentas já produzidas pela ABCS no âmbito da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”. O Manual Brasileiro de Cortes Suínos anuncia um novo tempo. Num primeiro momento o esforço foi concentrado na sensibilização dos parceiros da cadeia produtiva. Precisávamos provar que a carne suína apresentada conforme as expectativas do consumidor contemporâneo é um produto imbatível, vendedor. Hoje, ninguém mais duvida de que a carne suína pode ocupar seu justo espaço de mercado, até mesmo bem além do marco de 2 Kg de aumento no consumo per capita fixado pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. O Manual, ao lado das cartilhas de receitas e de outros instrumentos de divulgação já produzidos, é a garantia de que vamos chegar lá.

Através do Manual, açougueiros, gestores do varejo, donos de bares e restaurantes, chefs de cozinha, nutricionistas, médicos e todos os profissionais ligados ao setor de alimentação terão uma referência prática, objetiva e funcional sobre o potencial da carne suína no cotidiano dos brasileiros. O Manual faz uma ponte entre o corte e o seu uso, oferecendo aos profissionais da área um ponto de referência a partir do qual podem criar e ampliar infinitamente o potencial de uso do produto.

Agora, portanto, mais do que uma boa tese, temos argumentos técnicos, instrumentos práticos para trabalhar o posicionamento da carne suína no mercado brasileiro. O Manual enxerga o mercado em toda a sua diversidade. E vai muito além de um recurso meramente profissional. Com ele, cada produtor de suíno, por menor que seja o tamanho da sua granja, do seu município, poderá dialogar com o varejo, com os responsáveis pela merenda escolar, pela comida do presídio. A esposa do produtor poderá mostrar ao gerente do supermercado que existem alternativas práticas que potencializam a venda da carne suína, distribuindo lucros em todas as esferas da cadeia.

Nesse sentido, o Manual é também uma ferramenta de políticas públicas. O nosso produto envolve cerca de um milhão de brasileiros em sua produção, processamento e comercialização. E, considerando-se as tendências do mercado internacional e o imenso espaço disponível no mercado interno - temos aqui um item estratégico na formação da renda e na construção de novos e sustentáveis empregos para o país.

Em suma, é com imenso orgulho que apresentamos o Manual Brasileiro de Cortes Suínos, uma verdadeira máquina de fotografar o nosso futuro.

 

 

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas