Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: sexta-feira, 23 de junho de 2023, 1h38

Sanidade é tema principal da Comissão de Aves e Suínos da CNA

Comissão debate Peste Suína Clássica e influenza aviária

A Vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas foi tema da segunda reunião do ano da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), que ocorreu na última quinta-feira (22).  Na oportunidade, a diretora técnica da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Charli Ludtke apresentou um panorama da Campanha, coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O estado foi o piloto e toda vacinação ocorreu de forma gratuita ao produtor alagoano, explicou Ludtke.

Charli trouxe detalhes da vacinação no estado, que está na quarta etapa e será finalizada ainda esse ano na quinta etapa. Os números da terceira fase do piloto em Alagoas, também foram apresentados: ao todo foram 102 municípios alagoanos, vacinando 116.791 mil suínos e visitando 4.572 propriedades. Ludtke reforçou ainda que o trabalho realizado é fruto de uma parceria público-privada que conta com diversas instituições que representam o setor suinícola, dentre elas a CNA. “O projeto é para a zona não livre de PSC, mas quem ganha é toda a suinocultura, pois resguarda a sanidade do rebanho brasileiro”.

A situação da influenza aviária no Brasil também foi discutida, junto das principais orientações para evitar a contaminação da doença nas granjas. A auditora fiscal agropecuária do MAPA, Daniela de Queiroz, afirmou que já foram registrados 39 focos em aves silvestres costeiras aquáticas. “Do total, 25 foram confirmados no Espírito Santo, 10 no Rio de Janeiro, 2 na Bahia, 1 no Rio Grande do Sul e 1 em São Paulo”. Na sua explanação Queiroz reforçou que até o momento não houveram casos em aves comerciais, e havendo qualquer situação de emergência, o Ministério tem realizado simulados preparatórios para atuação frente a um foco da doença, conforme preconizado pelo Plano de Contingência.

Além disso, o MAPA tem atuado em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Saúde, e do Serviço Veterinário dos Estados (SVE). A auditora afirmou que a Pasta tem trabalhado com cada país buscando a renegociação dos certificados sanitários internacionais (CSI), para que os importadores da carne de frango não bloqueiem o país como um todo, visando a manutenção de parte das exportações.

Para fechar a pauta o presidente da Comissão, Adroaldo Hoffmann disse que haverá em Brasília, no segundo semestre, o encontro nacional das  Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) e que o objetivo do evento é debater os desafios e as oportunidades das Cadecs nos estados.